PRÉVIA (n.t.) 26º

Danos perfeitos | Parfait dommages
Pierre Peuchmaurd

O texto: Seleção com cinco poemas de Pierre Peuchmaurd: “O caso do puritano” (“L’affaire du puritain”) e “Desfiado” (“L’effiloche”), de L’Oiseau nul (1984), e “Por baixo das portas” (“Dessus de portes”), “Íris cachoeira” (“Iris cascade”) e “Flor branca” (“Fleur blanche”), de Parfait Dommages et autres achèvements (2007). No conjunto, os poemas são emblemáticos da obra de Peuchmaurd, representando o poder de síntese e de desnorteamento através da invenção, sem porém renunciar à sensibilidade aguçada que culmina em um lirismo ardente, que não faz concessões a lugares-comuns e clichês, e obra em prol de uma renovação de horizontes. Em seus versos, destaca-se a centralidade atribuída à imagem, assim como sua íntima associação ao ritmo, que aparece mais como pulsação do que como metrônomo.
Texto traduzido: Peuchmaurd, P. L’Oiseau nul. Paris: Éditions Seghers, 1984; Parfait Dommages et autres achèvements. Montréal: L’Oie de Cravan, 2007.

O autor: Pierre Peuchmaurd (1948-2009), poeta francês, nasceu em Paris. Após se encontrar fortuitamente na juventude com André Breton, aproximou-se do movimento surrealista e a partir dele orientou sua visão de mundo, participando das turbulências estudantis de Maio de 1968, relatadas em seu primeiro livro Plus vivant que jamais (Mais vivo do que nunca). É autor de uma vasta obra poética, tendo participado de revistas surrealistas, como Coupure e Le Cerceau, e fundado, na década de 1990, as Éditions Myrddin, na cidade de Brive, onde faleceu.

O tradutor: Natan Schäfer é mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná e pela Université Lumière Lyon 2. Membro da Biblioteca Psicanalítica de Berlim (PsyBi), foi professor da UNESPAR e tradutor convidado nas residências Looren América Latina (Suíça) e Passa Porta (Bélgica). Atualmente se dedica à edição, à tradução e às artes, capitaneando a Contravento Editorial, publicando a coluna “A Fresta” e colaborando com a Revista Pessoa. Para a (n.t.) traduziu Jean-Pierre Duprey e Jacques Rigaut.



☞ PEUCHMAURD, Pierre. Danos perfeitos | Parfait dommages .
Trad. Natan Schäfer. (n.t.), n. 26, v. 1, jun. 2023, pp. 90-104.


© (n.t.) Revista Nota do Tradutor
ISSN 2177-5141