PRÉVIA (n.t.) 22º

A oração de um dácio | Rugăciunea unui dac
Mihai Eminescu

O texto: Escrito em 1879 e publicado em 1884, “Rugăciunea unui dac” (“A oração de um dácio”) é um poema intrigante, em virtude dos paradoxos e da ambivalência no trato com a divindade. O dácio, que assume a voz poética, é um dos ancestrais do povo romeno (como os trácios), antes da invasão romana. O poeta moderno encarna seu ancestral longínquo para dar voz à sua lamentosa oração, alternando entre bendição e maldição, louvor e anátema, salvação e perdição. No poema, o dácio anseia pela beatitude do “eterno repouso” no nada absoluto, e para garantir que não haverá obstáculos ao seu desejo, exige que a divindade amaldiçoe todo homem que tiver piedade dele, mediante uma oração negativa e de aparência niilista que subverte a fé religiosa ortodoxa, invertendo o que normalmente se entende por vantagem e desvantagem, o melhor e o pior a ser desejado.
Texto traduzido: Eminescu, M. „Rugăciunea unui dac”. In. Poezii. Bucureşti: Casa de Editură şi Presă „Viaţa Românească”, 1991, pp. 105-106.

O autor: Mihai Eminescu (1850-1889), poeta, romancista e ensaísta romeno, nasceu em Botoşani. Considerado o poeta nacional da Romênia por antonomásia, foi um espírito universalista cujas influências incluíam, para além do horizonte nacional, a filosofia de Schopenhauer e o Romantismo, no âmbito da cultura ocidental, o Budismo e a tradição dos Vedas, na oriental. Teve uma existência romântica por excelência, para a qual vida e criação estiveram dolorosamente vinculadas, como uma questão de destino. Viveu apenas 39 anos, terminando sua vida em uma instituição psiquiátrica, acometido de demência. Dentre suas obras, destacam-se a prosa Sarmanul Dionis (Pobre Dionísio), de 1872, e os poemas Luceafărul (Vésper) e Mai am un singur dor (Resta-me um só desejo), ambos de 1883.

O tradutor:Rodrigo Menezes é doutor em Filosofia pela PUC-SP, pesquisador da obra de Cioran, tradutor e editor do Portal E.M. Cioran Brasil (2010-2020). Para a (n.t.) traduziu ensaios de Cioran e a poesia de Héctor Escobar Gutiérrez.



☞ EMINESCU, Mihai. A oração de um dácio | Rugăciunea unui dac.
Trad. Rodrigo Menezes. (n.t.), n. 22, v. 1, jun. 2021, pp. 36-40.


© (n.t.) Revista Nota do Tradutor
ISSN 2177-5141