PRÉVIA (n.t.) 18º

Hinos Homéricos | Ὁμηρικοὶ Ὕμνοι
Anônimo
(atribuído a Homero)

O texto: Os Hinos Homéricos são uma compilação da Antiguidade de poemas dedicados a narrativas de origem, a feitos do passado e ao louvor das divindades do panteão helênico. Embora de menor extensão, assemelham-se, por seu tema, ritmo e linguagem, à épica jônica do período Arcaico. Os hinos variam de extensão ao longo da coletânea, pois há desde 3 versos a mais de 500. Isso leva a filologia atual a classificar a coletânea como um material didático, que era destinado a cantores que desejassem compor no gênero, sendo, portanto, os hinos maiores, modelos de composição, e os menores, seus inícios e conclusões obrigatórios, segundo o rito de cada deus. Esta tradução apresenta uma seleção dos Hinos Homéricos dedicada às divindades femininas do panteão grego.
Texto traduzido: Hesiod. “Homeric Hymns”. In. The Homeric Hymns and Homerica. Translated by Hugh G. Evelyn-White. London/Cambridge: William Heinemann/Harvard University Press, 1914.

O autor: Pai mitológico da literatura ocidental, atribui-se a Homero a autoria dos dois poemas épicos que marcam as origens da prática literária, a Ilíada e a Odisseia. Conforme as fontes da Antiguidade, Homero teria nascido em Quios, na Jônia, filho do rio Meles e da ninfa Criteis; seria cego, o que alude à sua capacidade de memorizar e compor poemas oralmente, sem o uso da escrita. O conjunto de poemas atribuídos a Homero, além de serem fontes documentais primárias para muitos dos mitos da Grécia Antiga, influenciaram praticamente toda a literatura produzida desde então e representam um patrimônio de valor inestimável para toda a humanidade.

O tradutor: Rodrigo Bravo é doutorando em Tradutologia, mestre em Linguística e bacharel em Letras Clássicas pela USP. É autor de livros, artigos e capítulos de livro na área de tradução e crítica literária, cocriador e editor da revista eletrônica de poesia brasileira contemporânea traduzida para o inglês Saccades/Sacadas (2018), professor do curso de pós-graduação em Música Popular – Rock da Faculdade Santa Marcelina, dramaturgo e diretor da Cia. de Teatro Vento Áureo.



☞ ANÔNIMO (atribuído a Homero). Hinos Homéricos | Ὁμηρικοὶ Ὕμνοι.
Trad. Rodrigo Bravo. (n.t.), n. 18, v. 1, jun. 2019, pp. 09-56.


© (n.t.) Revista Nota do Tradutor
ISSN 2177-5141