PRÉVIA (n.t.) 18º

Editorial
Harappa

Por volta de 3500 a.C., uma quase esquecida cultura se desenvolveu ao longo do rio Indo, na Ásia, estendendo-se pela Índia e pelos atuais Paquistão e Afeganistão, a Harappa ou Civilização do Vale do Indo. Seu apogeu ocorreu entre 2.600 e 1900 a.C., época de seus principais centros urbanos.... (...)

As inscrições, cujo registro mais antigo remonta a 3500 a.C., se encontram gravadas em tabletes de terracota, vasos de cerâmica e, principalmente, em selos feitos de esteatito (pedra-sabão) e terracota. Até o momento foram achados mais de 4000 desses artefatos e catalogados cerca de 400 símbolos... (...)

E se o silêncio ainda paira sobre a escrita harappa, o mesmo não ocorre mais com os escritos originais presentes neste número, pois finalmente rompem décadas, séculos e até milênios desde que foram cunhados em seus idiomas de origem até chegar à sua contraparte, a tradução ao português. ... (...)

E nesses termos entregamos mais um número ao leitor da (n.t.), praticamente um conluio entre autores e tradutores que utilizam um caminho que busca, etimolo-gicamente, e sem precisar recorrer a metáforas, “conduzir além”... (...)



☞ Editorial: Harappa. (n.t.), n. 18, v. 1, jun. 2019, pp. 04-05.


© (n.t.) Revista Nota do Tradutor
ISSN 2177-5141