PRÉVIA (n.t.) 24º

Cartas aos Poderes | Lettres aux Puissances
Antonin Artaud

O texto: Publicado em 1979 na Coleção Surrealista da editora Villa Martha, o livro Cartas aos Poderes reúne seis textos escritos em 1925 por Antonin Artaud para o 3º número da revista La Révolution Surréaliste, orgão do movimento de vanguarda francês: “Carta Aberta”, “Carta aos Reitores das Universidades Europeias”, “Mensagem ao Papa”, “Mensagem ao Dalai Lama”, “Carta às Escolas de Buda” e “Carta aos Diretores de Asilos de Loucos”. O título dado pela tradução é elucidativo, pois através dessas cartas às instituições, Artaud ataca o “espírito” lógico e seus “poderes” de opressão, contra os quais o surrealismo começava a organizar seu clamor de protesto insurrecional. Nelas, denuncia o “espírito” fabricado nas universidades, nos hospícios e no Vaticano. E também faz um chamado a um Oriente diáletico por meio das cartas às escolas budistas e ao Dalai Lama, mas não um oriente histórico, e sim, um “oriente interior”, em favor de uma negação onde se encontra tudo o que o Ocidente ignora ver. Texto revisto ortograficamente.
Preparação dos originais: Gleiton Lentz, da (n.t.).
Fontes consultadas: Em português: Artaud, A. Cartas aos Poderes. Trad. de Irineu Corrêa Maisonnave. Porto Alegre: Editorial Villa Martha, 1979; em francês: Artaud, A. In. La Révolution Surréaliste, n. 3, 15 Avril 1925, pp. 1, 11, 18, 19, 24 et 31.

O autor: Antoine Artaud (1896-1948), poeta, romancista, dramaturgo e ator francês, nasceu em Marselha. É autor de uma vasta obra que explora a maioria dos gêneros literários, os quais utilizava como meios para alcançar uma arte absoluta e “total”. Foi o criador do Teatro da Crueldade, uma crítica à cultura do espetáculo, cuja noção exerceu uma grande influência na história do teatro mundial. Entre as décadas de 1920 e 1930, trabalhou em 22 filmes e curtas-metragens. Devido à influência de seu trabalho e de suas ideias dramáticas, foi considerado “o pai do teatro moderno”.

O tradutor: Irineu Corrêa Maisonnave, escritor e tradutor, assina a edição de Cartas aos Poderes, de Antonin Artaud, publicada pela Editorial Villa Martha, de Porto Alegre.



☞ ARTAUD, Antonin. Cartas aos Poderes | Lettres aux Puissances.
Trad. Irineu Corrêa Maisonnave. (n.t.), n. 24, v. 1, jun. 2022, pp. 173-185.


© (n.t.) Revista Nota do Tradutor
ISSN 2177-5141